Primeira planta de hidrogênio verde do Brasil recebe certificação

Instalada na usina hidrelétrica de Itumbiara, localizada no rio Paranaíba, a planta recebeu a certificação da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica CCEE

Por Redação

A planta de produção de hidrogênio verde, instalada na usina hidrelétrica de Itumbiara, localizada entre Araporã, no Triângulo Mineiro, e Itumbiara, Goiás, recebeu a certificação da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), em evento realizado na sede da Eletrobras, no Rio de Janeiro.

A planta de H2V de Itumbiara foi a primeira a entrar em operação no Brasil. Atualmente, a produção acumulada desde o comissionamento da planta, em 2021, ultrapassa 3 toneladas de hidrogênio renovável. A capacidade de produção é de cerca de 100 kg/dia.

O documento comprova que o hidrogênio é produzido a partir de fontes renováveis. Em Itumbiara, usina de responsabilidade da subsidiária Eletrobras Furnas, a produção se dá pelo processo de eletrólise, com uso de energia hídrica e fotovoltaica.

Considerado o combustível do futuro, o hidrogênio verde desponta no planeta como a principal aposta energética da atualidade, por ser considerado como energia limpa e por possuir emissão zero de carbono.

De acordo com a CCEE, o processo de certificação diz respeito ao mercado voluntário, em que os próprios compradores definem quais as regras para avaliar os critérios de sustentabilidade do produto, e segue o padrão europeu.

O certificado de hidrogênio foi lançado pela Câmara em dezembro de 2022 para atestar a origem de produção a partir de fontes de baixa emissão de carbono em projetos-piloto no Brasil.

O presidente da Câmara, Alexandre Ramos, ressalta que a certificação é uma iniciativa pioneira que vai garantir ao cliente a compra de um produto verdadeiramente sustentável.

Além da operação Eletrobras Furnas, a CCEE emitiu certificação para hidrogênio renovável produzido no Brasil pela EDP, no complexo Termelétrico do Pecém, em São Gonçalo do Amarante, no Ceará, a partir de energia solar. As duas companhias usarão o combustível para testes nas próprias fábricas. As unidades foram desenvolvidas dentro do programa de Pesquisa & Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Histórico

A planta de produção de hidrogênio renovável na UHE Itumbiara foi inaugurada em dezembro de 2021, quando, então, começaram a ser realizados testes e análises da produção e do armazenamento do hidrogênio, de sua reconversão em energia elétrica e da inserção dessa energia no Sistema Interligado Nacional (SIN).

Posteriormente, em um projeto de Operação e Manutenção buscou-se a elaboração de procedimentos e instruções técnicas de operação de planta, além de testes de produção ininterrupta de hidrogênio para determinação das eficiências dos processos de geração, armazenamento e reconversão.

Da energia consumida na produção, parte é oriunda da planta fotovoltaica de 800 kWp instalada ao lado do sistema de hidrogênio e parte é proveniente da usina hidrelétrica. O caráter híbrido e a combinação dessas duas fontes limpas são os pontos fortes do projeto, que ratificam a Eletrobras como o principal player do mercado de produção de hidrogênio renovável.