“Abandonados” aborda o esquecimento de migrantes portugueses no país asiático durante a Segunda Guerra
Por Redação.
O Timor Leste, país asiático integrante da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), teve uma importância estratégica fundamental como limite meridional da expansão do Japão durante a Segunda Guerra Mundial. O país também serviu de base para um eventual ataque nipônico à Austrália. Essas e outras histórias estão contadas no filme “Abandonados”, dirigido pelo cineasta português Francisco Manso, com argumento de António Monteiro Cardoso, uma coprodução RTP e Francisco Manso – Produção de Audiovisuais.
Essa importância geográfica de Timor Leste deve-se ao ataque dos japoneses a Pearl Harbour, em Dezembro de 1941, seguido de desembarques vitoriosos na Malásia, no golfo do Sião e nas Filipinas. O Japão ocupou o país asiático durante três anos e meio, travando combates no território. Essa ocupação provocou a morte de cerca de 50 mil timorenses e causou destruição no país em consequência dos fortes bombardeamentos aéreos que atingiram todas as povoações.
“Abandonados” retrata a invasão do Japão ao Timor Leste e a resistência que o país nipônico encontrou por causa do estabelecimento de uma companhia australiana que fez frente ao exército japonês infligindo lhe as primeiras derrotas.
Nesta época viviam muitos portugueses no Timor Leste. O filme também aborda a situação desses imigrantes que foram abandonados em Timor pelo governo português. “Abandonados” tem como referência o livro “Timor na II Guerra Mundial – Diário do Tenente Pires” (2007), do historiador António Monteiro Cardoso (1950-2016), e tem como fio condutor a vida do oficial português Manuel Pires, então administrador de Baucau, que tentou retirar o maior número possível de timorenses, portugueses e australianos do território, face à entrada das forças japonesas.
“São fatos reais que retratam uma faceta muito pouco conhecida. O governo português de Salazar abandonou completamente estas pessoas, os portugueses que aqui estavam e os timorenses, e isso teve consequências trágicas”, recordou Francisco Manso à agência Lusa.
No elenco estão nomes conhecidos do Brasil, como José de Abreu e Chico Diaz, bem como o ator português Marco Delgado, que encarna o papel do tenente Manuel Pires, e mais 70 pessoas, além dos figurantes timorenses, japoneses e chineses.
Assista ao trailer do filme “Abandonados”