Portugal e Brasil se destacam na lista dos melhores do site online especializado em comidas tradicionais
Por Redação
O TasteAtlas é um guia online de viagens de experimentação para comida tradicional que reúne receitas autênticas, críticas gastronômicas e artigos de pesquisa sobre ingredientes e pratos populares. Todos os anos ele reúne as listas dos melhores em várias categorias. Brasil e Portugal apareceram em destaque em várias delas.
Entre os melhores países para se visitar e comer bem Portugal foi listado em quarto lugar enquanto o Brasil ficou com a 12ª posição.
Já na escolha dos melhores pratos no Mundo os dois países trocaram de lugar. A picanha brasileira ficou em primeiro lugar, enquanto as Ameijoas à Bulhões Pato ficou com o 12º lugar.
Na lista dos melhores por categoria ainda aparecem do Brasil o pão de queijo em terceiro lugar na categoria Café da Manhã (também ficou com a 5ª posição na categoria pães), o Tutu de feijão em quinto lugar na categoria vegetarianos. Já na categoria churrasco, o estilo brasileiro do Rio Grande do Sul ficou com a 5ª colocação. O escondidinho ficou com o terceiro lugar entre os pratos gratinados. A caipirinha brasileira também se destacou ficando com o quinto lugar na categoria Drinks.
Entre as sobremesas, o Pastel de Belém, de Portugal ficou com o primeiro lugar entre os doces de feitos de massa, enquanto o Pastel de Nata com o quinto lugar. Na categoria embutidos, a Alheira de Vinhais ficou com a primeira posição e a de Mirandela com a 5ª colocação. Fechando a lista de premiações o Bacalhau português ficou com o 5º lugar entre os preferidos dos peixes secos/salgados.
O TasteAtlas
Descrevendo-se como “um atlas mundial de pratos tradicionais, ingredientes locais e restaurantes autênticos”, ele apresenta um mapa alimentar global interativo com ícones de pratos mostrados em suas respectivas regiões.
O site foi fundado em 2015 pelo jornalista e empresário croata Matija Babić. Foram necessários mais de três anos de pesquisa e desenvolvimento antes do projeto ser lançado no final de 2018.
Como a própria empresa declara, o TasteAtlas não pretende competir com empresas como o guia Michelin ou o Tripadvisor, pois para eles o primeiro vê o seu nicho entre as recomendações de alta gastronomia e o segundo foca nos locais turísticos populares. Para o TasteAtlas nenhum dos dois se concentra nos pratos tradicionais, principal bandeira do site.
O site utiliza análises e recomendações de profissionais de gastronomia e análises de críticos em vez de conteúdo gerado por usuários, alegando com isso a confiabilidade como o principal destaque de seu serviço.
Confira toda a lista dos melhores do TasteAtlas aqui neste link.