A renovação do status da ilha aconteceu durante a 35ª Reunião do Comitê Internacional de Coordenação do Programa: “O Homem e a Biosfera”, da Unesco
Por Redação.
A Região Autônoma do Príncipe (São Tomé e Príncipe) recebeu a renovação de seu estatuto de Reserva Mundial da Biosfera, por mais 10 anos. O anúncio foi feito em Paris, na França, onde se localiza a sede da Unesco, na presença de uma delegação do Governo Regional do Príncipe, chefiada pelo presidente da Região Autônoma do Príncipe (RAP), Filipe Nascimento.
A Ilha do Príncipe é uma das duas principais ilhas do país africano de São Tomé e Príncipe, localizada no Golfo da Guiné. A ilha tem cerca de 142 km² de área e uma população de aproximadamente 8.000 habitantes.
O resultado foi divulgado depois de uma avaliação periódica à última década de trabalhos das autoridades são-tomenses, que mereceu nota “excelente” do comitê de coordenação. Na apresentação da recandidatura, o Governo Regional definiu para os próximos dez anos o plano denominado “Agenda Príncipe 2030”, em que o principal foco é o desenvolvimento sustentável, no qual as metas estão alinhadas com os objetivos do desenvolvimento sustentável das Nações Unidas.
A primeira candidatura da RAP à Reserva Mundial da Biosfera foi em 2011, tendo em 12 de Julho de 2012 recebido a distinção. O presidente do Governo Regional do Príncipe, Filipe Nascimento afirmou, na ocasião da renovação, que este é um “momento de enorme orgulho, satisfação, mas também de enorme responsabilidade” e destacou os benefícios para a população.
O primeiro-ministro, Patrice Trovoada, também durante o anúncio, felicitou o Governo Regional e a população da ilha do Príncipe pela renovação do estatuto da Reserva da Biosfera, destacando o fato de a ilha “ter sido campeã em matéria de preservação do meio ambiente”.
Um dos melhores destinos turísticos
A ilha do Príncipe foi apontada pelo jornal francês, Le Monde, como um dos 20 destinos turísticos para o ano 2023. De acordo com o Le Monde, a ilha está na oitava posição da lista e foi destacada sobretudo pela preservação da natureza e do ecoturismo.
A ilha do Príncipe é um destino turístico popular por suas praias, florestas tropicais, cachoeiras e pela biodiversidade única. A ilha abriga uma grande variedade de plantas e animais, muitos dos quais são endêmicos, incluindo o famoso pássaro ibis-preto. O Parque Natural do Príncipe, criado em 2012, é um dos principais destinos turísticos da ilha, e oferece diversas atividades como caminhadas, observação de pássaros, mergulho e pesca.
Programas de preservação
Vários projetos desenvolvidos no Príncipe são responsáveis por manter o título de Reserva da Biosfera. Entre eles estão o Programa de Sensibilização, Educação ambiental e Comunicação que foi criado para promover a conscientização ecológica da população local e envolvê-la na preservação. Outro programa de destaque é o Projeto de Valorização de Resíduos da Cooperativa de Transformação e Valorização de Resíduos de Porto Real. O projeto trabalha no reciclagem de vidros e na transformação de resíduos orgânicos em composto, reduzindo a quantidade do que é enviado para os aterros sanitários e gerando benefícios econômicos para a comunidade local.
Outro projeto é o da conservação dos ecossistemas de manguezais na Ilha do Príncipe, que são importantes para a biodiversidade e para o sustento das comunidades locais. Juntamente com o programa de reflorestamento, que tem como objetivo principal aumentar a cobertura florestal na ilha e restaurar os ecossistemas locais, contribuem para que a Ilha do Príncipe siga com o título de Reserva da Biosfera.
Para proteger as tartarugas marinhas, foram criadas diversas iniciativas de conservação na ilha. Uma das principais é o Programa de Conservação das Tartarugas Marinhas do Príncipe, criado em 2012. O programa tem como objetivo monitorar as praias de desova e as áreas de alimentação das tartarugas, educar as comunidades locais sobre a importância da conservação das tartarugas marinhas e reduzir as ameaças a essas espécies.
São Tomé e Príncipe
São Tomé e Príncipe é um país insular localizado no Golfo da Guiné, na costa equatorial ocidental da África Central. Consiste em duas ilhas principais, as ilhas de São Tomé e Príncipe, que distam cerca de 140 km uma da outra e cerca de 250 km da costa noroeste do Gabão, respectivamente. Outras 19 pequenas ilhas desabitadas, com exceção da Ilha das Rolas, que tem uma estância turística, completam o arquipélago.
São Tomé tem 50 km de comprimento e 30 km de largura, sendo a mais montanhosa das duas ilhas principais do arquipélago. Príncipe tem cerca de 30 km de comprimento e 6 km de largura.
Sua população é de 205.000 habitantes (estimativa de 2018) sendo que do total da população de São Tomé e Príncipe, 197 mil vivem na ilha de São Tomé e 8.000 na ilha do Príncipe.