Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa aconteceu nas cidades Fortaleza, Aracati, Quixadá e Redenção
Por Redação, São Paulo.
A cidade de Fortaleza recebeu, entre os dias 29 de setembro e 06 de outubro, a terceira edição do Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa (FESTin). A língua e a cultura lusófona estão presentes no FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, que realizou em 2023 a sua 14ª edição entre os meses de junho e julho, em Lisboa. O tema dos documentários foi a diversidade, celebrando a união e a riqueza inclusiva do cinema.
O Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa – FESTin é um evento internacional dedicado ao segmento audiovisual, cujo objetivo é fomentar a difusão, a interculturalidade, a inclusão social e o intercâmbio cultural entre os países de língua portuguesa através da realização de um evento comprometido com a divulgação das diferentes culturas e práticas de respeito à diversidade presentes nestes países.
O FESTin Itinerante promoveu debates sobre a produção e o mercado cinematográfico realizado pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Nas edições anteriores, o festival de cinema itinerante passou por Cabo Verde, Moçambique, Angola e Timor Leste. Em 2023, além do Ceará, o evento será realizado no Rio de Janeiro.
Na 3ª edição do Festin todos os filmes, longas e curtas-metragens foram exibidos em sessões gratuitas.
Brasileiros premiados
Na edição de 2023, em Lisboa, o longa de ficção vencedor foi o filme brasileiro “Noites Alienígenas”, de Sérgio de Carvalho. O ator brasileiro Chico Diaz, recebeu o prêmio de melhor ator pela sua atuação no mesmo filme.
Este ano, foram exibidos cerca de 40 títulos, em sessões competitivas de ficção, documentário, animação e curtas-metragens, com produções de Portugal, Brasil, Cabo Verde, Timor Leste, São Tomé e Príncipe e Moçambique.
Leia também