Poema inédito de Fernando Pessoa

O texto foi encontrado pelo biógrafo Richard Zenith e publicado na revista Lote

Por Redação, Lisboa.

Um poema inédito de Fernando Pessoa foi descoberto e publicado no último número da revista “Lote”, em julho de 2023. “A ave canta livre onde está presa” é o primeiro verso do poema que surgiu com uma breve nota de Richard Zenith, autor e biógrafo do poeta português. 

O texto, que tem estilo persa – esquema métrico e rimático: rima no primeiro, segundo e quarto versos –, mas também o próprio tom do poema – trata de temas como a liberdade e é uma quadra (estrofe composta por quatro versos). 

É um rubai, que é um formato poético vindo da Pérsia em que o primeiro, o segundo e o quarto versos rimam. 

O poema foi encontrado manuscrito a lápis por Richard Zenith no verso de uma folha onde Fernando Pessoa escreveu à máquina o texto Novela Curta, atribuído a Álvaro de Campos e publicado em 4 de agosto de 1929 em “O Notícias Ilustrado”. Na verdade, os versos estão nas costas dessa folha onde estão também outros versos a lápis, muitos deles riscados por cima. Está escrita numa caligrafia apressada e difícil de decifrar, o que provavelmente explica que tenha permanecido tanto tempo inédita.

Fernando Pessoa escreveu ao estilo do poeta e cientista persa Omar Khayyam, nascido em meados do século XI. O poeta português publicou três ruba’iyat (forma plural de ruba’i, poema perso) à maneira de Omar Khayyam (1048-1131) no último número da revista “Contemporânea”, datado de julho-outubro de 1926, mas foi em 1928 que começou a escrever ruba’iyat com fervor, de acordo com Richard Zenith em uma nota que redigiu para acompanhar a publicação do poema na revista Lote.

Conheça o poema inédito de Fernando Pessoa

“A ave canta livre onde está presa.
O servo dorme e o sonho lhe é surpresa.
Liberta-te, mas nega a liberdade.
Poder e não querer, eis a grandeza.”

Omar Khayyam.

Omar Khayyam foi matemático e astrônomo. Como matemático deixou um importante tratado sobre álgebra. Já com relação a sua produção literária, muito do que lhe é atribuído como seu possivelmente não foi escrito por ele. Os poemas que tradicionalmente são creditados como seus fizeram grande sucesso no Ocidente a partir da segunda metade do século XIX, quando o inglês Edward Fitzgerald os traduziu pela primeira vez, em 1859, com o título Ruba’iyat.

A revista “Lote” é uma edição literária com ensaios e poemas que foi fundada em 2019 e tem periodicidade anual. A publicação inclui também “uma pequena narrativa, um pequeno conto” de Fernando Pessoa que foi publicado em 1929.