David Pina leva a primeira medalha para Cabo Verde
LUSA/Larissa da Silva
O pugilista de 27 anos, nasceu no concelho de Santa Cruz, Ilha de Santiago e chegou a parar de treinar para trabalhar como pedreiro em Portugal, pois só a bolsa atleta que recebia não era suficiente para sustentar a família.
Pina é o segundo atleta dos países africanos de língua portuguesa a garantir uma medalha Olímpica . A moçambicana Maria Mutola, levou um ouro (Sydney 2000)e um bronze nos 800m (Atlanta 1996).
Cabo Verde tem sete atletas representando o arquipélago, são eles:
- Samuel Freire – atletismo
- Jayla Pina – natação
- José Tati – natação
- Nancy Moreira – boxe
- David Pina – boxe
- Victor Alvares d’Oliveira – esgrima
- Djamila Correia e Silva – judô
Paris2024: Pugilista David Pina fica com o bronze para Cabo Verde
Paris, 04 ago 2024 (Lusa) – O pugilista David Pina ficou hoje com a medalha de bronze de -51 kg nos Jogos Olímpicos Paris2024, a primeira de sempre de Cabo Verde, depois de ser derrotado nas meias-finais da competição de boxe pelo uzbeque Hasanboy Dusmatov.
O pugilista já tinha garantido a primeira medalha de sempre para Cabo Verde em Jogos Olímpicos com o apuramento para as meias-finais, depois de vencer o zambiano Patrick Chinyemba, mas a derrota de hoje frente a Dusmatov, numa decisão por pontos unânime, atribui-lhe o bronze.
O porta-estandarte de Cabo Verde na Cerimónia de Abertura de Paris2024 vai recebeu a terceira medalha da África lusófona.