Escritor angolano residente em Londres apoia trabalho de autores de países de língua portuguesa
Da Redação.
Henrique Sungo, angolano que atualmente reside em Londres é escritor, cineasta, roteirista, ator e um dos sócios da Santano Productions. Entre tantas atividades, ele ainda encontra tempo para fazer o que ele gosta de chamar de mentoria literária. Com isso ele já ajudou uma série de autoras e autores a publicarem seus livros.
Neste trabalho Henrique recebe as escritoras e escritores que normalmente o procuram para pedirem ajuda, principalmente as pessoas que nunca escreveram um livro ou não possuem experiência nesta área. Henrique é um dos poucos escritores angolanos que vivem na Inglaterra sendo assim uma referência para estas pessoas que estão buscando publicar seus livros.
Henrique explica que a primeira coisa da mentoria é ouvir o que estas pessoas estão buscando, o que as motiva a querer escrever. Se elas ainda não tem nada escrito ele as orienta na criação e se já tem algo pronto ele as apoia no desenvolvimento analisando pelo seu ponto de vista, destacando pontos fortes e fracos e ainda o que pode ser adicionado ou retirado quando necessário.
Henrique neste trabalho de orientação busca ser realista e muito honesto em suas observações, pois como ele explica a literatura não é uma brincadeira, existem vitórias, riscos e dissabores até porque é um grande investimento.
As etapas da mentoria são divididas em criação de conteúdo, desenvolvimento temático e análise gramatical. Depois ele atua no prefácio e na proposição de ideias para a capa e em alguns casos também ajuda a financiar o trabalho cobrindo todo o custo de produção.
Nesse mês de setembro de 2023, Henrique venceu o Prêmio Guia Londres Awards, na categoria Melhor Escritor. A premiação destaca, desde 2006, profissionais de diversas áreas da comunidade de falantes da língua portuguesa, com o objetivo de valorizar e promover negócios, cultura, artes e educação.
Conheça as autoras e autores que participaram da mentoria:
Angola
Beni Dya Mbaxi – A última Masoxi
Maria Santana – A Precol do meu tempo
Mbona Paulo – Ngola
Poeta Chicamba – Angola hard times
Engracia Miguel – Meu cabelo crespo
Cabo Verde
Ariel Correia – The Picture
Moçambique
Neusa Catoja – Selflove
Portugal
Celeste Martins – Recluso 130
São Tomé e Príncipe
Lecticia Trindade – Minha mãe minha super heroína
Miriam de Deus – Pérolas Soltas