No último dia 3 de setembro, o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, conversou com o Presidente do Timor-Leste, José Ramos-Horta. Segundo o Ministro foram tratados dos principais temas da agenda bilateral e global, como os preparativos para a para a 80ª Assembleia-Geral da ONU, que acontecerá este mês.
Um dos temas pauta também foi o reforço da concentração político-diplomática no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Timor-Leste é o único país falante de português no Sudeste Asiático.
Brasil e Timor-Leste já celebram 25 anos de cooperação, desde a independência do país. O país foi colônia de Portugal por 450 anos, depois da independência foi dominado pela Indonésia, conquistando a sua independência plena em 2002.
A primeira cooperação entre os países foi em 1999, quando o Brasil colaborou nas áreas de educação, justiça e ensino da língua portuguesa. Foram mais de 80 projetos e diversas parcerias.
Timor-Leste tem mais de 30 línguas nativas e usa o português como oficial na administração pública, transformando o ponto de convergência entre a população.
Economia: hoje a maior parte das finanças do Timor-Leste vem do petróleo.
