Yasuke, de Moçambique ao Japão

Conheça a história do negro escravizado que se tornou samurai

Por Marcelo Ayres, São Paulo.

Yasuke nasceu em Moçambique e escravizado foi levado para o Japão pelos jesuítas. Lá a cor de sua pele, sua altura e força encantaram o senhor feudal, Oda Nobunaga que o transformou em samurai. Ele foi o primeiro samurai negro do Japão e o primeiro não nascido no país a se tornar samurai. A história de Yasuke foi o enredo da Escola de Samba Mocidade Alegre, campeã do carnaval paulista neste ano.

Esta não é a primeira vez que um país de língua portuguesa é destaque no Carnaval do Brasil. Só para contar os anos mais recentes, tivemos representados alguns países de língua portuguesa: Em 2009, Angola no enredo da Tom Maior e Moçambique, em 2015, homenageado pela Nenê de Vila Matilde ambos pelo carnaval de São Paulo. Também em 2015, a Guiné Equatorial foi o enredo campeão da Beija-flor no Rio de Janeiro.

Tradicionalmente as escolas de samba trazem para seus enredos no Carnaval temas ligados à cultura africana e suas relações com os países de onde vieram os povos afrodescendentes. Neste ano, só no grupo especial de São Paulo, das 14 escolas, quatro delas tem enredos nesta temática.

“Yasuke é o espírito que ressurge no corpo de cada jovem preto, assim como aqueles que hoje habitam a cidade de São Paulo, onde negros e asiáticos fazem morada”.

Jorge Silveira, carnavalesco da Mocidade Alegre.

O carnavalesco da Mocidade Alegre, Jorge Silveira, foi buscar na força deste moçambicano “o espírito que ressurge no corpo de cada jovem preto, assim como aqueles que hoje habitam a cidade de São Paulo, onde negros e asiáticos fazem morada”. O enredo mostra ainda que a cidade mais japonesa fora do arquipélago oriental é, paradoxalmente, a que também mais mata jovens negros. Segundo Silveira, assim como a cor da pele de Yasuke impressionou o senhor feudal estamos diante de um mundo em que a pele preta assusta, é necessária uma armadura preta, de samurai, semelhante à de Yasuke, para enfrentar as guerrilhas e adversidades cotidianas do mundo contemporâneo. A escola levou para a avenida o grito de “Salve os ‘Samurais da Quebrada’, determinados em não morrer”.

Lenda reavivada

Toda a história documentada de Yasuke no Japão durou de 1579 a 1582 quando se perdeu seu rastro e não se soube mais dele. No entanto, seus feitos ressurgiram e trouxeram muito orgulho para Moçambique e se transformou em uma grande onda de pertencimento.

Silva Dunduro, ministro da cultura de Moçambique entre 2015 e 2020, foi o primeiro a reforçar a importância de reivindicar a origem de Yasuke para o país. Esse impulso fez com que em 2016, em Moçambique, Yasuke se transformasse em inspiração criativa no lançamento da 5ª Geração da Mitsubishi L200 referenciado como “Samurai Africano” e ganhando um modelo exclusivo com o nome L200 YASUKE em sua homenagem.

Nessa mesma época o escritor moçambicano Calane da Silva (1945 – 2021) descobre Yasuke e se refere a ele como “provavelmente o primeiro herói conhecido do território moçambicano” anunciando que faria um livro inspirado no samurai negro.

No Brasil o rapper Emicida, em outubro de 2016, durante o desfile de sua marca Lab Fantasma, na São Paulo Fashion Week, se inspirou em Yasuke para a coleção e para a trilha sonora, com a canção “Yasuke (Bendito, Louvado Seja)” lançada como single em fevereiro de 2017.

Capa do livro infantil Kuro-suke de Yoshio Kurusu.

No Japão, durante os preparativos para as Olimpíadas de 2020, a história de Yasuke ressurgiu dentro dos esforços para mostrar um país mais multicultural. Muito tempo antes, em 1943, Yoshio Kurusu escreve o romance histórico para crianças, Kuro-suke, no qual Yasuke vive aventuras ao lado de Oda Nobunaga.

Já em 2004, ele vira inspiração para o samurai Genbei “Jaguar” Yagyu, no jogo Neo Contra da Konami para o Playstation 2. Yasuke também é personagem no mangá Hyouge Mono (2005-2017) de Yoshihiro Yamada e no jogo Nioh da Koei Tecmo para o Playstation 4 e Windows.

Em 2019, a Lionsgate anunciou que faria um filme sobre Yasuke que teria o ator Chadwick Boseman, que faleceu em 2020. O filme ainda está em projeto agora procurando um novo ator para viver o samurai negro. Em 2021 a Netflix lançou a série em estilo anime Yasuke, na qual uma menina é protegida por um samurai negro.

Cartaz de divulgação do anime inspirado em Yasuke da Netflix.
Capa de um dos mangás sobre Yasuke editado no Japão.

Saiba mais

Conheça a história de Yasuke no Japão

Assista ao vídeo da campanha do L200 Yasuke

Ministro da Cultura Moçambicano Silva Dunduro fala sobre Yasuke

Calane da Silva fala sobre Yasuke