Teatro radiofônico sobre Fernando Pessoa

Peça de produção britânica está na BBC Radio 3 e se passa em 1935, ano da morte do poeta 

Por Redação, Lisboa

João Luís Barreto Guimarães.

O poeta português Fernando Pessoa ganhou uma peça de teatro radiofônico que estreou na rádio britânica BBC Radio 3. A voz de Fernando Pessoa é interpretada pelo poeta João Luís Barreto Guimarães, vencedor do Prémio Pessoa 2022.

A produção da peça é britânica e intitula-se “All I Was When I Wasn’t Anyone”, de autoria do poeta e dramaturgo galês Owen Sheers. A peça se passa em 1935, ano da morte do poeta português. O roteiro é uma discussão entre os três heterônimos de Fernando Pessoa – Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis – sobre o criador. 

As cenas foram gravadas no Porto, no entanto, é como se estivessem sido filmadas em Lisboa, cidade de Fernando Pessoa, porque imitam os sons das ruas, o fado e um elenco local. A peça é descrita como uma “exploração divertida e lírica da imaginação literária, da perda, do amor, do sentimento e do contínuo puzzle existencial da identidade”.

Também participaram na produção o ator, autor e comunicador de rádio, Rui Maria Pêgo, além de Jaime Monsanto, Pedro Manana,, Sofia Espírito Santo, Joana Brito Silva e Nuno Orrego. 

Rui Maria Pêgo.

De acordo com a BBC, Fernando Pessoa foi todos os seus heterônimos e, na realidade, foi inventor de muitos poetas portugueses, a quem deu identidades inteiras, todas elas versões de si mesmo.

A obra de João Luís Barreto Guimarães se inscreve na tradição lírica portuguesa, tanto na sua nota histórica como intimista, e numa modernidade europeia e anglo-saxónica. O poeta tem dezenas de livros publicados em Portugal e traduzidos no estrangeiro, na Europa e na Ásia, na América do Sul e do Norte.