Cinemateca da Música

Site oferece base de dados com mais de 4 mil filmes do universo da música que pode ser consultado gratuitamente

Por Redação, São Paulo.

A Cinemateca da música – www.cinematecadamusica.com – é uma base de dados que reúne informações sobre filmes que tem como foco algum ponto do universo da música. O tema principal do filme precisa ser, por exemplo, sobre cantoras, cantores, músicos, musicistas, instrumentos, gêneros musicais, shows, etc.

O projeto identifica, indexa e cataloga informações básicas e avançadas sobre os filmes, com a sinopse e o link (autorizado) de onde assistir cada obra em diferentes plataformas e sites da internet. Todo o conteúdo do site é disponibilizando de forma gratuita e acessível. A Cinemateca DA Música é desenvolvida pela organização sem fins lucrativos Cinema da Música, com sede em Belo Horizonte (MG), que realiza ações voltadas para a promoção, preservação, democratização e divulgação da música, cinema, arte e cultura.

Cecéu Lopes, um dos fundadores do projeto explica que o processo de pesquisa e curadoria que criou o acervo Cinemateca DA Música foi desenvolvido a partir de critérios criados com a intenção de reunir a ampla e diversa produção cinematográfica sobre o universo da música. “Esses critérios seguem sendo elaborados de forma aberta e compartilhada, para que esse conjunto seja delimitado de forma inclusiva a partir de diferentes perspectivas sobre o que compõe o cinema da música”, completa.

Segundo Cecéu Lopes os pontos que integram o universo da música, no cinema são diversos formam um conjunto constituído por diferentes experiências humanas e práticas culturais, criadas e vividas por pessoas e povos, em diversos lugares e tempos. “São obras em que o roteiro traz histórias e experiências de pessoas e grupos que cantam, tocam, compõem e produzem músicas, além disso, fazem apresentações, shows, festivais, turnês, gravações, festas e celebrações. Essas pessoas e grupos por vezes constroem instrumentos e desenvolvem técnicas e tecnologias”, destaca.

A curadoria é realizada buscando reconhecer se o conteúdo do filme integra o universo da música, a partir de uma relação de pertencimento. Cecéu Lopes explica que apenas produções cinematográficas fazem parte da Cinemateca DA Música, independentemente da duração, gênero ou do formato do filme e se é ficção ou não ficção. Cecéu Lopes ainda ressalta que outros produtos audiovisuais não fazem parte do conceito curatorial do projeto.

Várias formas de pesquisa

O acervo da Cinemateca DA Música reúne em um único espaço informações sobre obras espalhadas por arquivos, cinematecas, plataformas e outras fontes do cinema de todo o mundo. A pesquisa pode ser feita de várias formas e combinações, como por exemplo: gêneros musicais, bandas, cantoras, músicos, instrumentos, danças e tecnologias. Além disso, está disponível em vários idiomas, e os filmes são de diferentes épocas.

Cecéu Lopes explica que todas as atividades do projeto são baseadas no respeito aos direitos autorais e na legislação brasileira. “Dessa forma, apenas endereços de exibição autorizados e em conformidade com a lei de direitos autorais são indexados após um processo de verificação de sua conformidade com a legislação”, completa.

A Cinemateca DA Música, segundo Cecéu Lopes, é um mapeamento permanente, amplo e profundo. “Queremos, por exemplo, que todas as pessoas que trabalharam na produção de cada filme sejam incluídas na base de dados, para contribuir com a visibilidade da cultura e arte como geradora de emprego e renda”, finaliza.

Acesse o site da Cinemateca DA Música.