Cabo Verde aposta na inclusão de pessoas com deficiência
Por Nany Vaz, Cabo Verde
Cabo Verde faz uma aposta inteligente em trabalhar na inclusão de pessoas com deficiência através de empreendedorismo jovem. Essa é uma das constatações feita pelo especialista em gestão empresarial e engenheiro civil brasileiro, Luciano Machado, a propósito, da Semana Global do Empreendedrismo que aconteceu em Cabo Verde entre os dias 13 e 25 de novembro.
Luciano Machado que é, também embaixador da 13ª edição da Semana Global do Empreendedorismo Jovem destaca como aspectos positivos desse evento realizado em Cabo Verde a inclusão de jovens, mulheres e pessoas com deficiência nesse processo de desenvolvimento do país.
“A inclusão é algo necessária, as pessoas precisam ter oportunidades. Eu acho que esse evento, essa semana o empreendedorismo rompendo barreiras faz todo o sentido. O que as pessoas querem é desenvolvimento, é a autonomia, elas querem independência. Não é uma questão de você dar esmolas, nada disso. Os ambientes precisam ser preparados, o sistema precisa ser preparado para poder receber as pessoas, incluir essas pessoas que tem tanta potência, tanto a contribuir para o desenvolvimento da economia” sublinha esse especialista em gestão empresarial que ficou entusiasmando com a quantidade de projectos de negócios desenvolvidos por jovens, mulheres e pessoas com deficiência nesse país africano de expressão portuguesa.
Outro aspecto positivo da Semana Global do Empreendedorismo 2023 evidenciado por Luciano Machado é o ambiente propício para empreendimentos em matéria de energia limpa. O Embaixador da edição 13ª da Global Enterpreneurship Week em Cabo Verde (Semana Global do Empreendedorismo em inglês) diz que “Cabo Verde é um lugar muito bonito, Cabo Verde tem um povo muito bonito e Cabo Verde tem tudo para ser uma potência mesmo sendo um país pequeno com 500 mil habitantes. O que deixo aqui é todo o meu amor, é um voto de esperança e a ideia de que Cabo Verde tem tudo para poder se desenvolver, principalmente na questão energética, da energia limpa que é um dos pontos que ela tem tudo para poder mostrar, inclusive para os países ditos desenvolvidos o que se pode fazer do ponto de vista de não poluir o planeta, de não contaminar as nossas águas. Então eu acho que é nesse sentido. Cabo Verde tem muita coisa boa, é só potencializar tudo o que está aqui e o seu povo”.
Durante essa semana, Luciano Machado teve contacto e troca de experiencia com jovens empreendedores e empresário de diversas áreas, bem como autarcas de alguns Câmaras Municipais da ilha de Santiago, ilha que acolhe a capital do país, a cidade da Praia.
A Semana Global do Empreenderorismo 2023, também é realizada simultaneamente em 170 países, com a missão de fazer a ponte entre as empresas que fazem a criação de prótese no Brasil e em Cabo Verde para troca de técnicas de produção. Luciano Machado, para além de ser o Embaixador da Semana Global do Empreendedorismo 2023 em Cabo Verde, durante esse evento, foi destacado como o Embaixador do Centro Nacional Ortopédico e de Reabilitação Funcional.
“Removendo Barreiras e Acolhendo a Todos” é o lema da 13 edição da Semana Global do Empreendedorismo que em Cabo Verde alarga a sua programação até o dia 25 de novembro, com a realização da primeira Feira do Empreendedorismo Inclusivo. Balcões informativos para empreendedores e empresários, feira de saúde, campanha de doação de sangue são algumas das actividade que constam da programação dessa feira que vai acontecer na praça Alexandre Albuquerque na cidade da Praia, Cabo Verde.